Bienvenido

"Seja Bem vindo ao Cartola Aberta, aqui você encontra um mundo cheio de ideias e dicas de utilidades para seu crescimento pessoal"

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

App Inventor - Como iniciar no aplicativo do MIT para programação android em blocos

Aplicativos desenvolvidos para o famoso sistema operacional dos mobiles estão ficando cada vez mais famosos e cada vez mais fácil de serem desenvolvidos por usuários comuns. O que antes só estudantes universitários ou pessoas que já trabalhavam no ramo da programação de dispositivos móveis podiam fazer, agora pode ser feito por qualquer um que tenha um pouco de paciência para pesquisar na net.

Inicialmente desenvolvido pelo Google, o App Inventor surgiu como uma ferramenta para facilitar a programação de aplicativos mais simples para a plataforma Android. Não sei ao certo o motivo mas a empresa Google deixou de desenvolver o aplicativo e passou essa super missão para nada mais nada menos que a galerinha do M.I.T (Massachusetts Institute of Technology). Pra variar eles fizeram um excelente trabalho.


Essa programação é chamada programação em blocos, em que o desenvolvedor não precisa conhecer uma linguagem de programação para fazer seus aplicativos. Para iniciar o desenvolvimento é muito simples, basta visitar o site http://appinventor.mit.edu/ e seguir alguns passos. Apesar de simples o aprendizado pelo site pode gerar uma pequena dificuldade para algumas pessoas, pois seus tutoriais ainda estão disponíveis apenas em inglês.

Primeiros passos:

1 - Visite o site oficial do App : http://appinventor.mit.edu/
2 - Entre na opção Invent - Create Mobile Apps
3 - Acesse com uma conta do google.
4 - Baixe a aplicação para seu computador seguindo os passos no link - http://appinventor.mit.edu/explore/setup-mit-app-inventor.html
5 - Após instalar a aplicação visite o site do aparelho que você quer utilizar para testar seus apps para baixar os drivers e instalar no Computador.
6 - Comece a fazer seus primeiros apps seguindo os tutoriais no site. Ou busque exemplos no youtube como esse para iniciantes http://www.youtube.com/watch?v=KHj9iitP3yM






Nenhum comentário: